É uma doença caracterizada pela diminuição progressiva da massa óssea, ou seja, quando os ossos ficam mais frágeis e mais suscetíveis a fraturas. É mais comum em pessoas com idade avançada, mas pode acometer as mulheres após a menopausa, uma vez que neste período há queda de estrogênio, hormônio que auxilia na fixação do cálcio nos ossos.
O diagnóstico da doença pode ser feito a partir de exame clínico e de densitometria mineral óssea. Mulheres acima de 65 anos, homens acima de 70 anos e pessoas com fatores de risco acima dos 50 anos devem ser acompanhadas por um endocrinologista, uma vez que esta é uma doença silenciosa.
O tratamento consiste no uso de cálcio, vitamina D e mudança nos hábitos de vida.
Mas, é preciso destacar que é uma doença que pode ser prevenida através da ingestão de alimentos com cálcio, exercícios físicos e banhos de sol (antes das 10h e depois das 16h) ao longo do desenvolvimento.
Um dos riscos da osteoporose são as fraturas e eventuais dores nas articulações e nos ossos. Por isso, fique atento aos sinais que seu próprio corpo dá e busque ajuda médica.
Dra Claudia Sanches – Endocrinologista em Curitiba