É uma doença caracterizada pela dilatação exagerada em alguma artéria do corpo e ocorre devido à uma disfunção ou enfraquecimento da parede arterial. Ele pode se romper e causar hemorragias, mas em alguns casos eles nunca se rompem.
Hipertensão, tabagismo e traumas podem desencadear o quadro.
Os aneurismas abdominais e cerebrais são os mais graves e apresentam uma alta taxa de mortalidade.
Aneurisma Abdominal
O Aneurisma Abdominal acontece na região da aorta (a maior artéria do corpo) que passa dentro do abdômen. Tem ocorrência maior em pessoas de idade avançada, mas pode acontecer em jovens. Geralmente, é assintomático, não apresenta sintomas perceptíveis, porém, com a dilatação pode vir a romper e causar hemorragia e diversas complicações. Apresenta alta letalidade.
É uma doença silenciosa, mas alguns pacientes apresentam palpitações na região. O diagnóstico é feito a partir de um exame físico com um especialista da área e uma ultrassonografia. Após o diagnóstico, é importante que seja feito um acompanhamento para monitorar seu crescimento.
Os tratamentos possíveis são através de cirurgia que implantam próteses que ajudam a artéria a funcionar corretamente e evitar o crescimento do aneurisma e sua eventual ruptura.
Dr Bruno Moraes Ribas – Cirurgião Vascular em Curitiba