A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), popularmente conhecida como enfisema, é caracterizada pela dificuldade da passagem do ar pelos pulmões devido às alterações que surgem em consequência da inalação substâncias nocivas presentes na fumaça oriunda da queima de materiais orgânicos, principalmente cigarros e outros poluentes ambientais.
Entre os principais sintomas observa-se falta de ar aos esforços, que pode piorar progressivamente ao longo dos meses ou anos, tosse persistente seca ou produtiva e chiado no peito. Outra forma de apresentação desta doença são as infecções pulmonares recorrentes com necessidade de antibiótico. É uma importante causa de limitação para a prática da atividade física e até mesmo para atividades domiciliares da vida cotidiana.
O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica pelo médico pneumologista e alguns exames complementares como espirometria e tomografia de tórax, habitualmente sem a necessidade de contraste.
Tratamos essa condição ajudando o paciente com o abandono do tabagismo, quando ainda este é um hábito, prescrevendo medicações inalatórias de forma personalizada, ou seja, entendendo as particularidades do paciente e da característica de sua doença, além das vacinações recomendadas, reabilitação pulmonar e cuidado com outras condições que podem estar associadas, por exemplo: nódulos pulmonares. Com o tratamento é esperado a melhora dos sintomas e menos infecções pulmonares – portanto maior sobrevida e qualidade de vida.
Fique atento aos sintomas e busque ajuda médica caso tenha dúvidas, mas lembre-se que o tabagismo é o grande vilão do sistema cardiorrespiratório e que não é necessário esperar adoecer para cuidar da sua saúde!