Doença arterial obstrutiva periférica
A doença arterial obstrutiva periférica é caracterizada pelo estreitamento ou obstrução das artérias, sendo mais comum nos membros inferiores. Por dificultar o fluxo sanguíneo, a doença pode causar lesões nos tecidos, músculos e nervos.
Essa doença é mais comum em pessoas acima dos 50 anos, pois é influenciada pelo envelhecimento dos vasos sanguíneos e pelo acúmulo de gordura em suas paredes, mais comuns nessa idade. Além da idade, outros fatores podem facilitar o desenvolvimento precoce da doença, como obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial e histórico familiar.
Na maioria dos casos, a doença arterial passa anos sem manifestar sintomas, mas conforme a evolução do quadro, podem surgir sinais como:
❗ dores nas pernas ao caminhar;
❗ dormência nas extremidades;
❗ dificuldade de cicatrização de feridas nos pés e pernas;
❗ perda de pelos na mesma região;
❗ diminuição nos músculos da panturrilha;
❗ cianose nas pontas dos dedos (coloração roxa por baixa oxigenação);
❗ pressão arterial mais baixa no membro afetado.
O tratamento para a doença arterial obstrutiva depende do seu grau e evolução. Em alguns casos, é necessária a intervenção cirúrgica para desobstrução das artérias ou angioplastia com colocação de stents, uma malha de metal que mantém o calibre ideal da artéria.
✅ É importante controlar os fatores de risco citados acima, tanto para evitar a doença quanto para evitar o seu retorno depois do tratamento!
Bruno Moraes Ribas – Cirurgião Vascular Curitiba
🏥Endocore – Clínica Cardiovascular e Metabólica
📲(41) 3779-5559 |(41) 9.8788-7609
💻www.endocore.com.br
#endocrinologiacuritiba #cardiologiacuritiba #cirurgiavascularcuritiba #endocorecuritiba #nutricaocuritiba #gastroenterologiacuritiba #medicinainternacuritiba #pneumologiacuritiba #doencaobstrutiva