O que é linfedema?
O sistema linfático é o principal meio de defesa do corpo, ele é composto por vasos linfáticos, ductos linfáticos e linfonodos, onde circula a linfa, uma mistura de proteínas e células reticulares e de defesas, como mastócitos, macrófagos e linfócitos, e outros componentes. O linfedema é uma doença que surge quando ocorre o acúmulo do líquido linfático no tecido adiposo, o que causa o inchaço dos membros, mais comumente dos braços e pernas.
O linfedema pode ser de causa primária ou secundária. Na primária, o indivíduo já nasce com uma predisposição congênita que compromete os vasos linfáticos e causa o acúmulo de líquido. Já na secundária, o problema pode ser desencadeado por conta de um processo inflamatório que estimula a produção em excesso da linfa ou após alguma intervenção cirúrgica que provoca lesões na pele. O linfedema também é mais comum em pessoas que tiveram câncer em que o tratamento exigiu a remoção dos gânglios linfáticos.
Apesar de não existir uma cura, o linfedema precisa de um acompanhamento constante para ser controlado e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente. Os tratamentos englobam a drenagem linfática na região afetada, exercícios de estímulos, meias de compressão e cuidados com a pele.
Bruno Moraes Ribas – Cirurgião Vascular Curitiba
🏥Endocore – Clínica Cardiovascular e Metabólica
📲(41) 3779-5559 |(41) 9.8788-7609
💻www.endocore.com.br
#endocrinologiacuritiba #cardiologiacuritiba #cirurgiavascularcuritiba #endocorecuritiba #nutricaocuritiba #gastroenterologiacuritiba #medicinainternacuritiba #pneumologiacuritiba #linfedema