É indicado que todas as pessoas, não importa a idade, façam avaliações médicas de forma frequente, porém a avaliação do idoso é ainda mais necessária e específica.
De forma geral, o idoso precisa de uma avaliação mais longa e detalhada, já que com o tempo nosso corpo perde algumas capacidades de proteção e produção de algumas substâncias. Além disso, muitos idosos também possuem diversos problemas de saúde que necessitam ser acompanhados e controlados através dos mais variados medicamentos.
Além da avaliação poder ajudar em problemas já existentes, é essencial que pessoas idosas estejam sempre prevenindo o surgimento de doenças e problemas graves, verificando como está o funcionamento do corpo e se não há nada de anormal acontecendo.
Nestas avaliações não são feitos apenas exames, mas também a junção de vários históricos do paciente, como familiar, de doenças, de remédios, entre outros. Para os exames físicos são verificadas todas as partes do corpo, indo desde mãos e unhas até o coração e outros órgãos.
Dr. João Paulo de Oliveira e Silva – Medicina Interna em Curitiba