O Colesterol é um tipo de gordura existente no organismo e de grande importância para o seu funcionamento. Ele está presente na estrutura das células de diversos órgãos, como o cérebro, músculos, peles, fígado, intestinos e coração. Trata-se de uma substância gordurosa que não se dissolve no sangue e por isso precisa de ajuda para o seu transporte por meio das Lipoproteínas – VLDL, LDL e HDL.
O colesterol LDL é conhecido como “colesterol ruim”, pois se acumula nas paredes das artérias, provocando gradual estreitamento de vasos arteriais, sendo um importante fator predisponente para infarto e AVE.
Já o colesterol HDL é conhecido como o “colesterol bom”, ele é responsável por tirar o colesterol das artérias e levá-lo para o fígado.
As doenças relativas ao colesterol também costumam ser silenciosas. Em alguns casos (geralmente em estados mais avançados), o paciente pode apresentar nódulos nos tendões, manchas/nódulos amarelados em volta dos olhos (xantelasmas).
Por isso, é importante que um especialista faça essa análise para determinar o tipo de colesterol elevado e a melhor abordagem terapêutica para cada caso.
O tratamento pode variar desde o uso de medicações a, principalmente, adequação de hábitos de vida.
Dr Andre Luis David – Cardiologista em Curitiba