O Infarto Agudo, conhecido popularmente como ataque cardíaco, acontece quando há uma obstrução em alguma das artérias coronárias bloqueando o fluxo sanguíneo para o coração.
Isso acontece quando, seja por fatores genéticos e estilo de vida, placas de gordura ou coágulos se formam impedindo a passagem do sangue. Quando o bloqueio é parcial, ocorre um quadro de isquemia, mas quando o bloqueio interrompe totalmente o fluxo de sangue, o tecido e o músculo cardíaco sofrem complicações, nesse caso ocorre o infarto agudo do miocárdio.
Os sintomas mais intensos são as dores localizadas no tórax, aperto ou queimação no peito, dores na mandíbula, dores nos braços e ombros do lado esquerdo do corpo e palpitações cardíacas.
O diagnóstico pode ser feito através de um eletrocardiograma, associado a história da dor e exames laboratoriais. O tratamento pode variar e associar medicações bem como a realização de cateterismo e angioplastia ou cirurgia de revascularização do miocárdio, para restaurar o fluxo nas artérias do coração.
Dr Andre Luis David – Cardiologista em Curitiba