A Esteatose Hepática é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo exacerbado de gordura, os lipídeos, nas células do fígado. Esse acúmulo de gordura pode permanecer sem ser descoberto durante anos e, em alguns casos, até diminuir com algumas medidas de controle.
Nos casos em que esse acúmulo não é controlado ele pode evoluir e causar diversas complicações e doenças graves; alguns exemplos são a inflamação e morte das células hepáticas, a ocorrência da fibrose, ou seja, cicatrização das paredes do fígado e perda das células funcionais e, para situações mais graves, o desenvolvimento da cirrose hepática ou do câncer de fígado.
A Esteatose Hepática não apresenta sintomas na grande maioria dos afetados, sendo descoberta apenas quando evolui para alguma outra doença. Por isso é importante controlar os principais fatores de risco, que são a obesidade ou sobrepeso, a presença de diabetes, o aumento do colesterol e a hipertensão arterial.
Os tratamentos geralmente são voltados no controle dos fatores de risco e nas complicações ou doenças causadas pela esteatose.
Dr. Bruno Leal Vianna – Gastroenterologista em Curitiba