Diarréia
A diarréia é caracterizada pela perda na consistência das fezes e um aumento considerável na quantidade de evacuações durante o dia. Ela não é uma doença, e sim um sintoma decorrente de alguma condição que tenha afetado o intestino; é um caso comum que pode afetar todas as pessoas em algum momento da vida.
Em vários casos a diarréia pode acontecer de forma leve, sumindo em pouco tempo, porém em casos de permanência ela pode resultar em uma desidratação. A desidratação pode ser perigosa para crianças e idosos, já que eles desidratam-se rapidamente.
A diarréia tem várias causas, apesar de popularmente ser sempre associada à uma intoxicação alimentar, podendo ir desde infecções bacterianas à intolerância a derivados de leite. Além disso, ela possui vários tipos, como por exemplo a diarréia infecciosa ou diarréia crônica.
Em casos de permanência dos sintomas e sinais de desidratação e outras complicações é necessário procurar um médico para entender qual é o problema e como solucioná-lo.
Constipação intestinal
A Constipação intestinal, popularmente conhecida como intestino preso, acontece quando o paciente está com uma alteração no funcionamento do intestino, tendo dificuldade para evacuar e deixando as fezes ressecadas e difíceis de eliminar.
Na maioria dos casos a constipação é decorrente de uma dieta com pouca fibra, pouca ingestão de líquidos, um consumo exacerbado de proteína animal e alimentos industrializados e a prática do sedentarismo. Contudo a constipação intestinal também pode estar associada à doenças do cólon e do reto, como fissuras anais ou hemorróidas.
Por ser um sintoma e não uma doença, o tratamento é feito direcionado à causa da constipação; para vários pacientes, apenas a mudança na alimentação já resolve o caso, porém dependendo da causa são necessários tratamentos mais específicos.
Dr. Bruno Leal Vianna – Gastroenterologista em Curitiba